Na última pesquisa RADAR FEBRABAN, apresentada nesta sexta-feira (08/12/2023), os brasileiros da região Nordeste apontaram a geração de empregos como a principal prioridade para o governo em 2024, ao lado da saúde. Este é um dado inédito, marcando a ascensão da preocupação com o desemprego, que quase empata com a saúde, tradicionalmente as mais lembradas. As menções ao emprego como prioridade quase dobraram, passando de 15% para 27%, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023.
Expectativas para o Desemprego e Poder de Compra
A expectativa de redução do desemprego no Nordeste cresceu nos últimos 12 meses, alcançando 47%, o maior índice no país. Entretanto, quase metade da população nordestina afirma que gastará menos nas compras de fim de ano, embora 47% esperem aumentar o poder de compra em 2024.
Inflação e Percepção de Preços
O brasileiro do Nordeste destaca-se como o mais otimista em relação à inflação, com 36% acreditando em sua diminuição. A região registra a maior percepção de redução de preços, com 39%, sendo os itens de consumo mais impactantes na inflação as despesas com alimentos (65%), serviços de saúde ou medicamentos (29%) e combustíveis (28%).
Avaliação ao Governo e Perspectivas para 2024
Os nordestinos são os que mais aprovam o governo Lula, com 60% de aprovação, enquanto a desaprovação é de 33%. Em termos nacionais, a avaliação é positiva para 51% e negativa para 42%. O sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, destaca que o sentimento das pessoas oscilou ao longo do ano, mas encerrar o ano com melhores expectativas pode influenciar positivamente 2024.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




