Feira de Santana conta com uma ferramenta essencial para assegurar a qualidade e segurança dos produtos de origem animal: o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Responsável pela supervisão e fiscalização, o SIM tem como missão primordial garantir a segurança alimentar, proteger o consumidor, prevenir riscos à saúde pública e promover o desenvolvimento econômico local.
Para integrar o SIM, as empresas devem cumprir rigorosos requisitos, que incluem instalações adequadas às boas práticas de fabricação, equipamentos e utensílios em perfeito estado, procedimentos operacionais padronizados (POPs), controle de qualidade dos produtos e treinamento dos funcionários.
A adesão ao SIM implica que as empresas só podem comercializar seus produtos dentro do município de Feira de Santana, e a responsabilidade pela qualidade dos produtos destinados ao comércio é da Vigilância Sanitária.
O escopo de inspeção do SIM abrange alimentos como carne, ovos, leite, pescados e derivados, além de outros produtos de origem animal submetidos ao processo de industrialização. A Secretaria de Agricultura (Seagri) de Feira de Santana regulamenta e supervisiona os empreendimentos certificados, garantindo a qualidade contínua dos serviços e produtos.
Atualmente, seis empresas em Feira de Santana ostentam a certificação do SIM, enquanto outras oito estão em processo de obtenção. A atuação proativa do SIM é vital para preservar a segurança alimentar, prevenindo doenças transmitidas por alimentos e, assim, zelando pela saúde pública.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




