A Sudene, em parceria com diversos órgãos e entidades, promoveu um seminário em Recife (PE) nesta segunda-feira (04/12/2023) para debater a proposta do Nordeste na construção do Sistema Nacional de Territorialização da nova política industrial do país. O evento, que contou com a participação ativa de representantes do Consórcio de Governadores de Pernambuco, Banco do Nordeste, BNDES, Finep e outras instituições, visou destacar o papel das instituições regionais, a participação efetiva do Nordeste nas missões da Nova Política Industrial e os instrumentos de financiamento para a territorialização dessa política.
Na abertura do encontro, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou a importância do grupo de trabalho para integrar ações e atores, visando uma política estruturada que dialogue com os principais instrumentos de financiamento. Destacou ainda que o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), com foco na inovação, será crucial nesse processo.
Diversos temas foram abordados no debate, incluindo a necessidade da regionalização fazer parte da estratégia nacional. Abraham Sicsu (ABED Pernambuco) destacou que a “regionalização não é apenas sinônimo de descentralização de recursos” e enfatizou a importância de políticas estruturadas. A discussão envolveu também a neoindustrialização, com Gustavo Travassos (MDIC) apontando para a importância de aproveitar as vocações e interesses regionais, priorizando a inclusão, inovação e sustentabilidade.
No âmbito do financiamento, Ademir Freire (BNB) sublinhou o papel do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e a previsão de encerrar o ano com contratações na casa dos R$ 39 bilhões. Participações da Finep e BNDES também enriqueceram a discussão, destacando a importância de utilizar as missões da Nova Política Industrial para orientar novos investimentos e incorporar financiamentos já existentes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




