Não completando nem mesmo um mês no cargo, o presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta uma queda recorde de popularidade, revela pesquisa da consultoria Zuban Córdoba e Associados. Com 55% de desaprovação em tão pouco tempo, Milei experimenta uma das quedas mais abruptas para um líder político na América Latina. A pesquisa, realizada entre 28 e 29 de dezembro de 2023, após as primeiras medidas desregulamentadoras do governo, destaca que 54,3% dos argentinos acreditam que o país está na direção errada, e 52,9% preveem que estará pior em um ano.
O estudo mostra que Milei perdeu mais de um ponto percentual por dia em sua imagem positiva até a vitória no segundo turno, configurando uma perda do diferencial positivo mais acelerada da história regional. Indicadores negativos permeiam as avaliações sobre o governo, com 51,9% contrários às recentes reformas e apenas 38,2% mantendo apoio ao presidente, mesmo considerando impactos negativos das medidas.
Contrariando promessas eleitorais, 65% dos eleitores acreditam que o ajuste fiscal impacta diretamente as classes menos favorecidas, já que a pobreza atinge mais de 40% da população. O controverso Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), que desregula a economia, é percebido por 57,1% como favorecendo apenas as empresas, não a população. A Lei Ônibus, apresentada por Milei, enfrenta forte resistência, com 60,3% discordando ou discordando fortemente, e 61,5% defendendo sua rejeição pelos legisladores.
A consultoria alerta para a necessidade de revisão na comunicação de governo e ressalta a importância de acender “todas as luzes vermelhas de advertência” diante da rápida deterioração da popularidade do presidente.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




