Javier Gerardo Milei, figura controversa conhecida por suas propostas ultraliberais e retórica incisiva, surpreendeu ao vencer o segundo turno das eleições presidenciais argentinas no domingo (19/11/2023). Comparado a líderes da extrema-direita como Trump e Bolsonaro, Milei conquistou a presidência, refletindo a insatisfação popular com a situação econômica e o desgaste do peronismo. Com uma carreira política ascendente desde 2022, o economista assumirá o cargo em dezembro, enfrentando desafios críticos em meio a uma crise econômica e sanitária.