Em 2023, a Casa da Puérpera, vinculada ao Hospital Inácia Pinto dos Santos em Feira de Santana, recebeu calorosamente mais de 294 mães, tornando-se um refúgio fundamental para aquelas que deram à luz no Hospital da Mulher. Mantida pela Prefeitura de Feira de Santana, por intermédio da Fundação Hospitalar, ao longo de seus 12 anos de existência, a instituição tem sido um esteio crucial para mulheres que aguardam a alta de seus bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO). A estada prolongada na Casa da Puérpera, muitas vezes motivada pela prematuridade dos recém-nascidos, se estende de acordo com o período de internação dos filhos, podendo abranger meses.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressalta que aproximadamente 60% das mães abrigadas na unidade provêm de municípios circunvizinhos. A Casa da Puérpera desempenha um papel vital ao oferecer acolhimento, especialmente para aquelas que residem a distância do hospital. Este cuidado reduz a necessidade de deslocamento e possibilita que as mães acompanhem de perto a evolução de seus bebês até o momento da alta hospitalar.
Para além do suporte habitacional, as mães usufruem de três refeições principais e dois lanches diários. Além disso, participam de atividades como oficinas de artesanato e rodas de conversa com profissionais de enfermagem e psicologia. Em um esforço para proporcionar um ambiente ainda mais acolhedor, o Governo Municipal promoveu uma reforma em 2022, expandindo os leitos de 8 para 14, todos em quartos climatizados. A estrutura inclui não apenas os leitos, mas também uma cozinha, lavanderia, área de convivência e um jardim, criando um ambiente que Gilberte Lucas descreve como “proporcionando assim uma estadia baseada no acolhimento para estas mulheres”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




