O Banco Mundial lançou um alerta preocupante sobre a economia global em seu mais recente relatório de Perspectivas Econômicas Globais. Mantendo a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,4% para 2024, a instituição enfatiza o risco iminente de uma “década de oportunidades desperdiçadas”. Com a economia global caminhando para seu terceiro ano consecutivo de desaceleração, o documento aponta para a possibilidade de registrar a pior performance em meia década.
Após a recessão de 2020 causada pela pandemia, o crescimento global em 2024 representaria o patamar mais baixo desde a crise financeira de 2008. O relatório atribui essa desaceleração aos efeitos persistentes do aperto na política monetária, condições financeiras restritivas, investimento e comércio globais fracos. Ademais, destaca os riscos negativos, incluindo possíveis conflitos no Oriente Médio e fenômenos meteorológicos extremos.
Enquanto as economias avançadas se recuperam, muitos países em desenvolvimento enfrentam uma recuperação desigual, agravada pela paralisia causada pela dívida e acesso precário à alimentação. O economista-chefe do Banco Mundial, Indermit Gill, alerta que sem uma aceleração global, um em cada quatro países em desenvolvimento verá aumento da pobreza até o final da década de 2020.
O relatório traz uma perspectiva otimista para o Brasil, com previsões de crescimento elevadas para 2023 e 2024, impulsionadas pelo desempenho agrícola, consumo privado e exportações. No entanto, alerta para a desaceleração no segundo semestre de 2023 e a produção agrícola mais moderada em 2024. A capacidade limitada do governo para oferecer apoio fiscal é reconhecida, mas o documento sugere cortes de juros como suporte às perspectivas de investimento e consumo de médio prazo.







Deixe um comentário