Um estudo recente da fintech Silverguard revelou que os brasileiros enfrentaram 1,7 milhão de fraudes financeiras via Pix em 2022, impulsionando a necessidade de uma solução mais segura. Nesse contexto, surge o Drex, uma moeda digital desenvolvida pelo Banco Central do Brasil para fortalecer a confiança nas transações online. Diferentemente das criptomoedas, o Drex é uma extensão digital do real, com paridade fixa: 1 Drex sempre equivalerá a 1 real.
Adriano Sampaio, professor da Faculdade de Economia da UFF, explica que o Drex será central para transações digitais, especialmente através de contratos inteligentes. Esses contratos automatizados buscam aprimorar a segurança em acordos comerciais, proporcionando uma execução eficiente e confiável. A implementação do Drex está programada como um projeto piloto para o segundo semestre de 2024, com a possibilidade de entrar em operação até o final do ano.
Além de sua aplicação em transações financeiras, o Drex representa uma iniciativa do Banco Central para tokenizar a economia, acompanhando uma tendência global. O economista Jadson Alves, doutorando em economia na UFRJ, destaca que mais de 80 países estão estudando suas próprias moedas digitais, com a tokenização sendo uma realidade. O Drex, ao trazer o real para o ambiente virtual, visa fornecer ganhos tecnológicos e eficiência nas transações.
Eric Jardine, líder de pesquisa de crimes cibernéticos da Chainalysis, comenta que a redução de 38% no criptocrime em 2023 indica uma possível nova fase de crescimento para o mercado.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




