Na última sexta-feira (19/01/2024), durante a Sexta da Paz realizada no Largo do Pelourinho, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues divulgou a criação da Ronda Omnira de Proteção à Liberdade Religiosa. A iniciativa tem como principal objetivo combater a intolerância religiosa, atendendo às demandas das vítimas desse tipo de crime. O anúncio antecedeu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no sábado (20).
Ao lado do vice-governador Geraldo Júnior, Jerônimo entregou duas novas viaturas destinadas ao patrulhamento da Ronda Omnira. Segundo o governador, o Estado atende às necessidades da população baiana, frisando que o diálogo com os movimentos inter-religiosos tem sido fundamental. Além da ronda, está em estudo a criação de uma delegacia especializada, outra demanda desses movimentos.
A Ronda Omnira, cujo nome significa liberdade em yorubá, é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial do Departamento de Promoção Social da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Esse serviço administrativo e operacional especializado será responsável por lidar com ocorrências delituosas relacionadas aos terreiros de matriz africana na capital baiana. Coordenada pelo Departamento de Promoção Social (DPS) da PM-BA, a Ronda Omnira contará com 22 homens e mulheres da Polícia Militar atuando em espaços de sacralidade de matriz africana, abordando questões de intolerância religiosa e racismo estrutural.
O comandante da PM baiana, coronel Paulo Coutinho, destacou que a atuação será ecumênica, buscando assegurar a segurança independente de credo em qualquer religião. A iniciativa visa mediar conflitos e proporcionar um ambiente mais seguro.
Em 2023, o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, localizado em Salvador, registrou 33 ocorrências de atitudes ofensivas, discriminatórias e de desrespeito a práticas e crenças religiosas na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




