Em uma escalada dramática do conflito em Gaza, o Ministério da Saúde do Hamas acusou Israel nesta quinta-feira (25/01/2024) de realizar um ataque que resultou na morte de 20 pessoas que aguardavam ajuda humanitária fora da Cidade de Gaza. O porta-voz do ministério, Ashraf al-Qudra, denunciou o ocorrido como um “novo massacre contra milhares de bocas famintas”. A Jihad Islâmica, outro movimento palestino, relatou o uso de “projéteis de artilharia e foguetes” por parte de Israel.
O exército israelense ainda não confirmou as alegações, enquanto testemunhas entrevistadas pela AFP afirmam terem sido alvo de ataques. O pronto-socorro do hospital al-Shifa foi sobrecarregado com ambulâncias transportando feridos. No sul, bombardeios incessantes em Khan Younes, considerado reduto do Hamas, foram registrados. O Exército israelense alega ter “cercado” a localidade, aumentando a tensão na região.
O episódio mais chocante foi o ataque a um prédio da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) em Khan Younes, com tiros de tanque que resultaram em pelo menos 12 mortos e 75 feridos, segundo informações da organização. Israel exige a evacuação do abrigo, e a UNRWA condenou a ação como uma “violação flagrante” das regras da guerra.
A situação humanitária em Gaza, já precária devido ao cerco imposto por Israel desde outubro, continua a piorar, com cerca de 1,7 milhão de pessoas deslocadas em condições desesperadoras. Os esforços de mediação do Catar, Egito e Estados Unidos visam uma trégua que inclua a libertação de reféns e prisioneiros. No entanto, as declarações de Benjamin Netanyahu sobre o papel do Catar geram controvérsias, enquanto os apelos desesperados por paz ecoam na Faixa de Gaza.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




