O lançamento do Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA, que acontecerá de 14 a 17 de março de 2024 no Pelourinho, Salvador, reuniu um público expressivo no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB, no Centro Histórico. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e artistas locais, marcando o início de um evento que promete destacar a riqueza do artesanato brasileiro.
O DJ Leandro da Vitrola, a Companhia de Dança Popular Márcio Fidélis e o canto à capela com Cláudia Costa e Aloísio Menezes, do Cortejo Afro, deram início à programação, que recebeu muitos elogios dos convidados. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, e Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato, apresentaram o projeto do festival, que visa reunir artesãs e artesãos de todo o país.
O vice-Governador da Bahia, Geraldo Junior, elogiou a iniciativa inédita de trazer um festival de ordem nacional para o estado, destacando a importância econômica e cultural do evento. O FENABA será um espaço para artesãos de diferentes regiões do Brasil apresentarem seus produtos, além de promover rodadas de negócios, desfiles de moda artesanal, atividades de qualificação e programação infantil.
“O Festival Nacional do Artesanato é um fato inédito aqui na Bahia. Estamos entre os três principais centros artesanais do Brasil. Agora, vamos ocupar o Pelourinho em março, fechando o Verão da Bahia com este grande evento. Será uma oportunidade para os artesãos baianos e de outros estados trazerem seus produtos para exporem aqui. É um evento muito importante, que, mais uma vez, consolida o polo turístico e cultural do Artesanato da Bahia”, afirmou Davidson Magalhães.
O festival, inspirado na expressão “Fé na Bahia”, pretende promover um intercâmbio entre os artesãos do país, oferecendo não apenas a comercialização de produtos, mas também momentos de qualificação e entretenimento. O evento é uma realização do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Associação Fábrica Cultural e a Secretaria de Turismo da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




