A capital portuguesa, Lisboa, testemunhou a posse oficial de Pedro Nuno Santos como o novo secretário-geral do Partido Socialista Português (PS) no domingo (07/12/2023). Santos, de 46 anos, assume o posto deixado por António Costa, primeiro-ministro destituído e figura central no PS desde 2015. A demissão de Costa, provocada por alegações de tráfico de influências, precipitou eleições legislativas antecipadas, marcadas para 10 de março de 2024.
No encerramento do congresso do partido, Santos, oriundo da ala mais à esquerda do PS, expressou a “enorme responsabilidade” de liderar e moldar um novo capítulo para o partido e o desenvolvimento do país. Com formação em economia, o novo líder desempenhou papel crucial no governo anterior de Costa como secretário de Estado para Assuntos Parlamentares. Ele foi responsável por negociar com partidos de esquerda radical, pavimentando o caminho para a ascensão dos socialistas ao poder, com a promessa de romper com políticas de austeridade.
A crise política que assola Portugal desde novembro, desencadeada por detenções e acusações de tráfico de influências contra o chefe de gabinete de Costa e seu ministro das Infraestruturas, proporciona a Pedro Nuno Santos uma liderança desafiadora em um momento crucial para o partido e o país.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




