Na segunda-feira (08/01/2024), a pesquisa divulgada pela AtlasIntel trouxe à tona a visão predominante dos brasileiros em relação aos acontecimentos do 8 de Janeiro, apontando o ex-presidente Jair Bolsonaro como responsável pelas ações golpistas que culminaram nas invasões do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento revelou que 52% dos entrevistados atribuem a Bolsonaro a responsabilidade pelas invasões, enquanto 44% discordam dessa atribuição. Além disso, a pesquisa destaca que a maioria dos brasileiros defende uma “punição legal” para o ex-presidente, com 52,8% apoiando tal medida.
Ao analisar as formas de punição, 53,4% dos entrevistados que desejam ver Bolsonaro responsabilizado propõem sua prisão, enquanto 53,1% defendem a perda dos direitos políticos. Vale ressaltar que a inelegibilidade do ex-presidente já é uma realidade. A pesquisa, realizada por meio de recrutamento digital aleatório entre os dias 7 e 8 de janeiro, entrevistou 1.200 pessoas, apresentando uma margem de erro de 3 pontos percentuais.
No contexto político, Bolsonaro questionou repetidamente a integridade do sistema eleitoral brasileiro durante seu mandato, o que reflete nos resultados da pesquisa. A AtlasIntel aponta que 57% dos eleitores acreditam que Lula teve mais votos que Bolsonaro em 2022, contrastando com os 38% que discordam dessa afirmação.
A pesquisa também abordou a justificação das invasões pelos apoiadores de Bolsonaro, com 59% dos entrevistados considerando o ato completamente injustificado. Quanto às razões do golpe, 34,2% apontaram o fanatismo político e a polarização, enquanto 20,8% mencionaram fraude eleitoral e 18,8% referiram-se à “tentativa de golpe de Estado”.
No que diz respeito às punições aplicadas aos invasores, 42,8% da população acredita que foram excessivas, contrastando com 36,1% que consideram a ação judicial adequada e 14,2% que julgam as punições insuficientes. No aspecto democrático, 80% dos entrevistados defendem a democracia como forma de governo para o Brasil, embora 43,3% acreditem que a democracia correu grande risco durante as invasões.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




