No cenário geopolítico atual, as atenções se voltam para a Rússia, que revela a elaboração, pelo Pentágono, de documentos sugerindo a expansão de biolaboratórios no exterior. O chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, Igor Kirillov, trouxe à tona uma crescente preocupação com os estudos realizados por biólogos militares norte-americanos sobre o potencial uso do vírus da varíola do macaco como agente biológico.
Durante um briefing, Kirillov destacou a avaliação do vírus da varíola do macaco como um possível agente biológico, assim como a busca por simuladores desse vírus. A análise dos documentos relacionados às atividades biológicas militares dos EUA revelou um foco na criação de epidemias controladas artificialmente, escapando do escopo da Convenção sobre as Armas Químicas e Biológicas (BWC). Em outubro do ano passado, o Departamento de Defesa dos EUA iniciou a formação de especialistas em programas biológicos, recrutando ex-oficiais militares com experiência nessa área.
O chefe militar russo apontou para a Ucrânia como um exemplo notável do desenvolvimento do potencial biológico-militar dos EUA, questionando os objetivos declarados de monitoramento de doenças infecciosas e assistência a países em desenvolvimento. Em 2023, foram estabelecidas estruturas administrativas e técnicas nos EUA, como o departamento de Preparação para Pandemias da Casa Branca e o departamento de Diplomacia e Segurança em Saúde Global do Departamento de Estado, cujo propósito principal, segundo Kirillov, é a implementação de uma política de expansão militar e biológica.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




