O Exército Brasileiro concluiu a investigação acerca do furto de 21 metralhadoras de um quartel localizado em Barueri, região metropolitana de São Paulo, ocorrido em setembro de 2023. Após extensa apuração, militares e civis foram formalmente acusados pelo desaparecimento das armas e indiciados por diversos crimes, incluindo furto, peculato, receptação e extravio de armamento bélico. Das 21 metralhadoras, 19 foram recuperadas pelas autoridades competentes, enquanto duas permanecem sob busca.
Em comunicado oficial, o Comando Militar do Sudeste anunciou que o inquérito foi concluído em 16 de deste mês e encaminhado à Justiça Militar da União na mesma data. Todavia, o número exato de indiciados, bem como a distinção entre militares e civis envolvidos, não foram divulgados pela corporação. Além disso, não foram fornecidos detalhes sobre possíveis prisões, sob a justificativa de que o caso está sob sigilo judicial.
Agora, cabe ao Ministério Público Militar avaliar se há elementos suficientes para denunciar os investigados. Caso haja denúncia, o inquérito seguirá para apreciação da Justiça Militar, que determinará se há indícios suficientes para incriminar e tornar réus os acusados. Em caso de condenação, os militares envolvidos podem enfrentar penas que variam até 50 anos de prisão, além de serem passíveis de expulsão do Exército.
Conforme esclarecimento prestado pelo Exército, as metralhadoras furtadas foram consideradas inaptas para uso e devem ser inutilizadas ou destruídas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




