As tensões entre Estados Unidos e China estão em evidência novamente, desta vez em relação à possibilidade de dumping de produtos chineses nos mercados globais. De acordo com informações divulgadas pelo Financial Times (FT), autoridades americanas alertaram Pequim sobre possíveis medidas a serem tomadas caso a China tente aliviar seu excesso de capacidade industrial exportando mercadorias a preços muito baixos.
A alta competitividade da produção chinesa levanta preocupações nos governos ocidentais, que temem que Pequim possa recorrer à exportação barata para enfrentar a pressão interna gerada pelo excesso de produção. Segundo altos funcionários do Tesouro dos EUA, uma delegação americana expressou suas preocupações durante uma recente visita à China, discutindo o assunto com He Lifeng, vice-primeiro-ministro responsável pela economia chinesa.
Os Estados Unidos, em particular, estão preocupados com a produção avançada, especialmente nos setores de energia limpa, como veículos elétricos, painéis solares e baterias de íons de lítio. Essa preocupação reflete-se nas ações diplomáticas e nas investigações antissubsídios lançadas pela União Europeia à indústria de veículos elétricos da China. Embora a China reconheça os riscos do excesso de capacidade, ainda não apresentou um plano claro para resolver o problema, gerando incertezas no cenário internacional.
Segundo o Financial Times, o mundo está atento às políticas comerciais chinesas, com Estados Unidos e Europa prontos para agir caso a China ameace a competitividade global com práticas comerciais desleais. A questão evidencia um embate entre potências econômicas e sinaliza para um possível aumento das tensões comerciais entre as nações.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




