Nesta sexta-feira (16/02/2024), o governador Jerônimo Rodrigues liderou uma reunião na sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), juntamente com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O encontro teve como foco a discussão de estratégias emergenciais no combate à dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que tem gerado crescente preocupação em diversas regiões baianas.
Com o intuito de enfrentar a situação, o governo da Bahia delineou um plano de ação a ser implementado imediatamente. A Sesab continuará suas estratégias no enfrentamento à dengue, reunindo, amanhã (17), prefeitos de 39 municípios baianos em situação de epidemia, risco e alerta. A união de esforços entre órgãos governamentais e municipais visa fortalecer a cooperação para proteger a saúde da população e conter a propagação da doença.
Dentre as medidas discutidas, destaca-se a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios afetados, focando na orientação à população sobre prevenção e atenção aos sintomas da dengue. O governador ressaltou a experiência adquirida no enfrentamento à Covid-19 e reafirmou o comprometimento do Governo da Bahia em dar suporte eficaz aos municípios. Entre 31 de dezembro do ano passado e 14 de fevereiro deste ano, foram notificados 6.300 casos prováveis de dengue em todo o estado.
Além disso, as equipes da Sesab realizarão visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), buscando promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telessaúde. A utilização de drones para mapeamento e identificação de focos do mosquito se destaca como uma abordagem inovadora na vigilância epidemiológica.
Outras ações incluem mutirões de limpeza em áreas críticas para eliminar recipientes que acumulam água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou a colaboração com as prefeituras municipais, especialmente em municípios como Jacaraci e Piripá, com maior incidência da doença.
Relação de municípios com alerta epidemiológico de dengue
Municípios em Situação de Epidemia
- Anagé
- Belo Campo
- Bonito
- Botuporã
- Brejões
- Condeúba
- Encruzilhada
- Feira da Mata
- Ibiassucê
- Ibicoara
- Ibitiara
- Igaporā
- Ipiaú
- Iramaia
- Iracê
- Jacaraci
- Matina
- Morro do Chapéu
- Mortugaba
- Novo Horizonte
- Piripá
- Rodelas
- Vitória da Conquista
Municípios em Situação de Risco
- Barra do Mendes
- Piritiba
- Serrolândia
- Lajedão
- Chorrochó
- Jaborandi
- Caturama
- Macaúbas
- Tanque Novo
- Cordeiros
- Manoel Vitorino
- Cafarnaum
Municípios em Situação de Alerta
- Mairi
- Nova Viçosa
- Adustina
- Carinhanha
Fique alerta com relação aos sintomas da dengue
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores. Os principais sintomas são:
- Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;
- Sangramento de mucosa; e
- Aumento progressivo do hematócrito.










Deixe um comentário