O Ministério Público Federal (MPF) anunciou o arquivamento das investigações por improbidade administrativa contra o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. As apurações estavam vinculadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes da República. O procurador da República Carlos Henrique Martins Lima, responsável pela decisão, destacou a ausência de elementos probatórios que indicassem conduta dolosa ou intencional dos investigados, impossibilitando a aplicação da Lei de Improbidade Administrativa.
Lima afirmou que, em relação a Anderson Torres, não foram encontradas informações suficientes que indicassem sua intenção de permitir a invasão e depredação das instituições. O procurador também mencionou que o indiciamento de Torres pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos antidemocráticos possuía um viés político.
No que diz respeito ao governador Ibaneis Rocha, o procurador ressaltou que não era possível atribuir-lhe responsabilidade civil pelos eventos de 8 de janeiro. Lima indicou a presença de manifestantes fortemente armados com perfil distinto daqueles que ocupavam acampamentos anteriores, evidenciando falhas nos órgãos de segurança em identificar o caráter violento de parte dos manifestantes. O indiciamento de Ibaneis pela CPMI também foi considerado político.
As decisões de arquivamento, datadas de terça-feira (30), aguardam homologação pela 5ª Câmara de Coordenação do MPF.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




