A Operação Carnaval 2024, coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), encerrou-se nesta madrugada com um registro preocupante: 85 mortes nas estradas federais do Brasil. Embora os números de acidentes tenham aumentado em relação ao ano passado, houve uma diminuição nos flagrantes de infração, sinalizando uma mudança no perfil das ocorrências.
O balanço divulgado pela PRF revela que, ao longo dos seis dias de operação, foram contabilizados 1.223 sinistros, representando um aumento de 10% em comparação aos 1.112 registrados no Carnaval anterior. O incremento na quantidade de acidentes resultou em um trágico saldo de 85 vidas perdidas, superando as 80 mortes reportadas na última operação de Carnaval.
Um dos focos da operação deste ano foi o combate à combinação de álcool e direção, refletindo-se em uma redução de 4% nas autuações por embriaguez ao volante. Foram 1.867 motoristas autuados por dirigirem sob influência de álcool ou por recusarem-se a realizar o teste do bafômetro, em comparação com os 1.946 flagrantes do ano anterior.
Além disso, as prisões de condutores por embriaguez ou sinais de alteração psicomotora em decorrência do álcool também apresentaram uma queda significativa, passando de 138 para 107, representando uma redução de 18%.
A PRF enfatiza que as medidas educativas e o reforço na fiscalização desempenharam um papel fundamental na promoção da segurança viária durante o período carnavalesco. Essas ações não apenas contribuíram para a prevenção de acidentes e mortes, mas também resultaram na captura de 144 indivíduos por outros delitos, além da apreensão de 20 armas de fogo e consideráveis quantidades de drogas, evidenciando a importância do policiamento ostensivo nas rodovias federais.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




