Nesta quinta-feira (22/02/2024), deputados federais da oposição apresentaram um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Câmara dos Deputados. A proposta, liderada pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), conta com 139 assinaturas, com a expectativa de acrescentar mais quatro nomes até a próxima segunda-feira (26).
A iniciativa surgiu após declaração polêmica de Lula, na qual comparou as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial. Os parlamentares argumentam que o presidente violou o Artigo 5º da Constituição Federal, que caracteriza como crime de responsabilidade “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Apesar da defesa feita por ministros, deputados e senadores da base governista, que afirmaram que Lula buscou destacar as mortes de civis palestinos na Faixa de Gaza, a oposição sustenta que a declaração ultrapassou limites diplomáticos aceitáveis. A abertura do processo de impeachment, contudo, está condicionada à decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




