Na última quarta-feira (31/01/2024), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou os resultados da investigação sobre a queda do avião Il-76, ocorrida em 24 de janeiro na região de Belgorod, Rússia. O líder afirmou que a aeronave foi abatida por um míssil Patriot fabricado nos Estados Unidos, segundo conclusões do Comitê de Investigação russo.
No início do dia, um porta-voz dos serviços de emergência confirmou que o exame realizado indicou a queda do avião devido a um míssil de um sistema Patriot, contradizendo versões anteriores que mencionavam a fabricação ocidental do sistema de defesa antiaérea.
Durante uma reunião com seus conselheiros de confiança, Putin ressaltou que a mídia ocidental está tentando minimizar o incidente, que envolveu o transporte de prisioneiros de guerra ucranianos. Ele expressou a necessidade de uma investigação internacional e apontou a ação da Ucrânia como uma provocação para desviar a atenção dos fracassos na contraofensiva em Kiev.
No dia seguinte, o Comitê de Investigação da Rússia detalhou os resultados, afirmando que os fragmentos retirados do local eram elementos da estrutura de um míssil guiado antiaéreo MIM-104A do sistema Patriot dos EUA, desenvolvido pelas corporações Raytheon e Hughes. A investigação revelou marcas e inscrições em inglês nos fragmentos, corroborando a alegação de Putin.
As tensões entre Rússia e Ucrânia aumentaram, e a Ucrânia, embora tenha reconhecido indiretamente o abate do Il-76, declarou apoio a uma investigação internacional para esclarecer o incidente.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




