Na última semana, uma delegação composta por 62 representantes do setor cultural do estado da Bahia marcou presença em Brasília para participar ativamente da quarta Conferência Nacional de Cultura (CNC). O objetivo principal do evento foi colaborar na definição de políticas públicas para a cultura nacional nos próximos dez anos.
Durante a quarta CNC, os delegados baianos tiveram a oportunidade de apresentar as necessidades específicas do estado no campo cultural e também de debater propostas com artistas, gestores públicos e produtores culturais de todo o país. Promovida pelo Ministério da Cultura, esta conferência representou a retomada da participação popular na formulação das políticas culturais, após um hiato desde 2013 devido ao desmantelamento do setor promovido pelo governo anterior.
A presença diversificada da comitiva baiana, composta por fazedoras e fazedores de cultura, gestores públicos, artistas convidados e observadores de todos os 27 Territórios da Bahia, contribuiu significativamente para os debates realizados no evento, que contou com a participação de 1.338 delegados de todo o país. As propostas discutidas durante a conferência serão compiladas em um relatório pelo Ministério da Cultura, que terá até sessenta dias para divulgá-lo ao público.
Essas propostas, após uma consulta pública, servirão de base para a elaboração do Plano Nacional de Cultura (PNC), que guiará as políticas públicas para o setor cultural na próxima década. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca a importância estratégica da conferência para o setor cultural e de economia criativa, especialmente após a recriação do Ministério.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




