Câmara dos Deputados aprova decisão mais favorável ao réu em casos de empate em julgamentos criminais

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece que, em julgamentos de matérias penais ou processuais penais onde houver empate, a decisão mais favorável ao réu será adotada. A proposta, de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), também prevê a expedição de habeas corpus de ofício, mesmo sem a ação ou recurso contra coação ilegal. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Elmar Nascimento (União-BA).

De acordo com o projeto, em situações de empate em julgamentos penais, a decisão mais favorável ao acusado será proclamada imediatamente, mesmo que o colegiado não esteja completo devido a vagas em aberto, impedimentos ou ausências de membros. A proposta segue agora para sanção presidencial e modificará o Código de Processo Penal e a legislação que rege processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo casos de ação penal pública, habeas corpus e recursos.

Além disso, o texto estabelece que qualquer autoridade judicial poderá conceder habeas corpus de ofício, individualmente ou coletivamente, durante qualquer processo em que verifique violência ou coação à liberdade de locomoção por violação legal. Enquanto a proposta original do Senado previa uma espera de três meses para resolver impasses em casos de empate, a versão aprovada na Câmara elimina esse prazo. As mudanças visam a garantir maior celeridade e proteção aos direitos dos acusados no sistema judiciário brasileiro.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading