Câmara dos Deputados aprova nova reforma do Ensino Médio

A Câmara dos Deputados ratificou nesta quarta-feira (20/03/2024) a aprovação do Projeto de Lei que estabelece a reforma do ensino médio. O texto visa adaptar as opções de formação dos alunos à realidade das escolas, introduzindo ajustes na reforma de 2017. Proposto pelo Poder Executivo, o Projeto de Lei 5230/23, apresentado pelo relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), recebeu aprovação e agora segue para apreciação do Senado.

Uma das mudanças significativas mantidas no texto é o aumento da carga horária da formação geral básica para 2.400 horas, distribuídas ao longo dos três anos do ensino médio, para os alunos que optarem por não cursar o ensino técnico. A carga horária total do ensino médio permanece em 3.000 horas, distribuídas em 5 horas diárias durante os 200 dias letivos anuais.

Os alunos terão a possibilidade de aprofundar seus estudos em uma área específica, escolhendo entre os itinerários formativos disponíveis, que abrangem linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ou ciências humanas e sociais aplicadas. Essa escolha acrescentará mais 600 horas ao currículo, completando assim a carga horária total do ensino médio.

Além disso, o texto estabelece que o ensino médio seja ministrado prioritariamente de forma presencial, mas excepcionalmente poderá ser mediado por tecnologia, mediante regulamentação elaborada em conjunto com os sistemas estaduais e distrital de ensino. Também mantém a permissão para contratação de profissionais de notório saber para ministrar conteúdos na educação profissional técnica de nível médio.

A reforma aborda ainda questões como a montagem dos itinerários formativos, a oferta de ensino técnico profissionalizante, a formulação de diretrizes para aprofundamento das áreas de conhecimento, a transição para as novas regras e a inclusão de benefícios para estudantes do ensino médio em escolas comunitárias voltadas para a educação do campo.

Após uma série de debates e considerações em Plenário, o projeto foi aprovado, destacando-se a relevância das 2.400 horas na formação geral básica como uma vitória significativa para a educação brasileira.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading