O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, emitiu neste sábado (30/03/2024) um alerta contundente sobre a atual situação na Europa, afirmando que o continente está adentrando uma “era pré-guerra”, marcando um momento de tensão sem precedentes desde o término da Segunda Guerra Mundial. Em entrevista ao grupo de mídia europeu LENA, Tusk enfatizou a gravidade da situação, destacando o conflito prolongado entre Moscou e Kiev após a invasão russa na Ucrânia.
Nos últimos tempos, a escalada do bombardeio russo contra a Ucrânia tem gerado preocupações crescentes, especialmente para países vizinhos como a Polônia, que faz parte da Otan e da União Europeia (UE). Tusk ressaltou que a possibilidade de um conflito está se tornando cada vez mais real, e que a situação atual é incomparável desde o período pós-guerra em 1945.
“Temos que nos acostumar com o fato de que uma nova era começou: a era pré-guerra. Não estou exagerando, isso está se tornando mais claro a cada dia”, afirmou Tusk, que presidiu o Conselho Europeu entre 2014 e 2019.
Além disso, o premiê polonês destacou a necessidade de uma mentalidade revolucionada na Europa em relação à defesa comum, salientando que a recente postura dos principais partidos alemães em relação à crise ucraniana reflete uma mudança significativa nesse sentido.
Tusk também abordou a importância de fortalecer as relações transatlânticas, independentemente das opiniões políticas nos Estados Unidos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




