Na corrida pela Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), emergem como os principais concorrentes, liderando a preferência dos eleitores, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (11/03/2024). Boulos, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020, ostenta 30% das intenções de voto, enquanto Nunes, eleito vice-prefeito na chapa de Bruno Covas (PSDB), conquista 29% da preferência dos moradores da capital paulista.
O cenário eleitoral se completa com Tabata Amaral (PSB) em terceiro lugar, obtendo 8%, seguida por Marina Helena (Novo) com 7% e Kim Kataguiri (União Brasil) com 4% das intenções de voto. O pré-candidato do PSTU, Altino, registra 2%, enquanto 6% dos entrevistados se declaram indecisos, e 14% indicam voto em branco ou nulo.
Boulos e Nunes permanecem em empate técnico, com 32% e 31%, respectivamente, entre os homens, enquanto entre as mulheres, a igualdade persiste em 28% e 27%. Boulos se destaca entre os mais jovens (31%), os que possuem ensino superior (42%), os de renda familiar mais elevada (43%), os simpatizantes do PT (48%), e os que avaliam positivamente o governo Lula (47%). Por sua vez, Nunes ganha terreno entre os menos escolarizados (35%), os evangélicos (37%), os que desaprovam o governo Lula (43%), e os que aprovam a gestão de Tarcísio Freitas à frente do governo do Estado de São Paulo (47%).
Em um cenário sem Kim Kataguiri, a disputa entre Boulos e Nunes permanece acirrada, com ambos marcando 30%. No mesmo contexto, Tabata Amaral registra 9%, Marina Helena 7%, e Altino 1%. Brancos e nulos somam 16%, e 7% preferiram não opinar.
Na pesquisa espontânea, Boulos obtém 14% das menções, um aumento de seis pontos em relação a agosto do ano passado, enquanto Ricardo Nunes avança de 4% para 8%. A rejeição a Boulos no primeiro turno se destaca, atingindo 34% dos paulistanos, ao lado de Kim Kitaguiri, também com 32%. Altino (27%), Nunes (26%), Tabata Amaral (19%), e Marina Helena (18%) também apresentam índices de rejeição, evidenciando a complexidade do cenário político.
Dados da elaboração da pesquisa
Amostra
- Realização de 1.090 entrevistas em toda a cidade de São Paulo.
- Margem de erro máxima para o total da amostra: 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
- Nível de confiança: 95%.
Abrangência e Universo
- Área de abrangência: Cidade de São Paulo.
- Público-alvo: População com 16 anos ou mais residente na cidade de São Paulo.
Registro
- A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08862/2024.
Metodologia de Aplicação
- Pesquisa quantitativa.
- Abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional.
- Entrevistas realizadas por meio de questionário estruturado.
Checagem
- Cobertura mínima de 20% do material de cada entrevistador para garantir a consistência e qualidade dos dados.
Datas
- Realização do campo nos dias 07 e 08 de março de 2024.
Contratantes
- Folha de S. Paulo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




