O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher de Feira de Santana, oferece acompanhamento fisioterapêutico pélvico para mulheres em diferentes fases da gestação e pós-parto. Em 2024, apenas nos primeiros dois meses, o ambulatório já atendeu 172 pacientes, demonstrando a importância e a demanda por esse serviço especializado.
A fisioterapeuta pélvica do hospital, Débora Gomes, destaca que o acompanhamento é especialmente indicado para mulheres que sofreram laceração perineal durante o parto vaginal. Essas pacientes são encaminhadas ao ambulatório, onde recebem tratamento individualizado, incluindo a aplicação de laserterapia para promover a cicatrização e aliviar a dor na região.
“A laserterapia é uma ferramenta importante para o processo de cicatrização, proporcionando alívio imediato. As pacientes que chegam ao ambulatório com dificuldade para sentar relatam uma melhora significativa após a aplicação do laser”, explica Débora.
A fisioterapia pélvica também é indicada para mulheres que desenvolvem incontinência urinária durante a gestação ou no pós-parto. Através de orientações personalizadas e exercícios específicos, o acompanhamento visa fortalecer a musculatura pélvica, prevenindo e tratando essa condição.
“O acompanhamento inclui exercícios que podem ser realizados em casa, aliviando dores lombares e melhorando a condição física das gestantes. Adaptamos os exercícios de acordo com as necessidades de cada paciente, garantindo que elas possam reproduzi-los no ambiente familiar”, destaca Débora.
A diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressalta a importância dos investimentos em prol da saúde da mulher.
“Investimos continuamente em tecnologias e capacitação profissional para garantir um atendimento de excelência. A fisioterapia pélvica é uma parte essencial desse compromisso, promovendo a recuperação e qualidade de vida das pacientes”, afirma.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




