O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) prepara-se para uma jornada de homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, marcando os 177 anos de seu nascimento. O simpósio “O Gondoleiro do Amor: a memória poética de Castro Alves revisitada” está agendado para os dias 14 e 15 de março de 2024, sob a coordenação do professor e associado Marcos Roberto de Santana. O evento, que contará com atividades presenciais e virtuais, incluirá palestras, exposições, visitas guiadas e apresentações musicais.
A abertura do simpósio, agendada para quinta-feira (14 de março) às 16h, será marcada pela conferência do presidente do IGHB, Joaci Góes, em honra a Castro Alves. O Coral Renascer encantará os presentes com o recital ABC de Castro Alves, seguido por uma visita guiada à exposição sobre a vida e obra do poeta. Na sexta-feira (15 de março), através do canal do IGHB no YouTube, os participantes poderão acompanhar a palestra “O gondoleiro do amor em revista”, ministrada pelos professores Martha Ulhôa de Tupinambá (UniRio) e Marcilio Lopes (Escola Portátil do Choro). O maestro José Antonio Branco Bernardes, diretor artístico da Orquestra de Câmara Paulista, discorrerá sobre o cd Sarau Brasil, que inclui a composição musical “O gondoleiro do amor”.
Nascido em 14 de março de 1847, na fazenda Cabaceiras, na Bahia, Castro Alves deixou um legado que transcende seu tempo. Reconhecido como o maior poeta brasileiro de todos os tempos, sua obra também ecoa seu engajamento na luta pela liberdade e seu papel na vida social e política do Brasil.
Durante o simpósio, os participantes terão acesso a diversas exposições, incluindo telas da família do poeta, fotografias da fazenda Cabaceiras, manuscritos de poesias e outras peças do acervo. Uma instalação temporária no panteon da instituição apresentará um acervo da Camerata Castro Alves, composto por livros, revistas, fotografias, recortes de jornais e outros materiais relacionados à vida e obra do poeta, com destaque para o poema “O Navio Negreiro”.
O IGHB, uma das instituições beneficiadas pelo programa de Ações Continuadas a Instituições Culturais, demonstra mais uma vez seu compromisso em preservar e promover a história e cultura da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




