Pesquisa revela avanço preocupante no branqueamento de corais no Nordeste

Estudo revela aumento do branqueamento de corais na região do Nordeste, alertando para os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos.
Estudo revela aumento do branqueamento de corais na região do Nordeste, alertando para os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos.

O branqueamento de corais, fenômeno preocupante que indica estresse e deterioração nos ecossistemas marinhos, está avançando nos recifes do Nordeste brasileiro. Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) relatam que espécies sensíveis, como os corais-de-fogo (Millepora sp.), estão apresentando branqueamento extenso na região de Tamandaré, PE, conforme monitoramento realizado pelo Programa Ecológico de Longa Duração Tamandaré Sustentável (Pels-Tams).

O aumento da temperatura dos oceanos tem desencadeado esse processo, levando as algas zooxantelas, responsáveis pela coloração dos corais, a abandonar os animais, deixando-os esbranquiçados. Embora alguns corais ainda resistam, o alerta é preocupante, pois o branqueamento em massa pode resultar na morte desses organismos e na degradação dos ecossistemas marinhos. Ainda segundo os pesquisadores, eventos de branqueamento têm ocorrido com frequência crescente nos últimos anos, evidenciando os impactos das mudanças climáticas nos recifes de coral e alertando para a urgência de medidas de proteção ambiental.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141889 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário