A prisão do sexto suspeito de ajudar na fuga da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara Federal de Mossoró. A fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, em 14 de fevereiro, foi a primeira de um presídio federal de segurança máxima no Brasil.
Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas encontradas dentro do presídio para abrir um buraco e escapar de suas celas individuais. Falhas nos equipamentos de segurança, como no sistema de monitoramento, também foram identificadas. Um processo administrativo e um inquérito da PF foram abertos para apurar as circunstâncias e responsabilidades pela fuga.
Cerca de 600 agentes da PF, PRF, Força Nacional e Força Nacional Penal, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás, participam da operação de recaptura. Nos últimos dias, a força-tarefa concentrou os esforços de busca em uma área próxima ao Parque Nacional da Furna Feia, entre as cidades de Mossoró e Baraúna.
No último domingo (03/03/2024), os fugitivos invadiram uma propriedade na zona rural de Baraúna (RB) e agrediram um agricultor que estava sozinho no local. Em depoimento, o homem, cujo nome não foi divulgado por razões de segurança, contou aos investigadores que Nascimento e Mendonça queriam saber se ele tinha comida, telefone celular e armas. Eles deixaram o galpão levando alguns mantimentos.
A prisão do sexto suspeito é um passo importante para desvendar a rede de apoio aos fugitivos. Entre os detidos está Johnney Weyd Nascimento da Silva, irmão de Nascimento, preso em Rio Branco (AC) no dia 23 com um mandado de prisão em aberto por roubo e participação em organização criminosa.
As investigações buscam identificar todos os envolvidos na fuga, determinar as responsabilidades e aprimorar a segurança do sistema penitenciário federal.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




