Presidente Lula sanciona lei instituindo o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.827/2024, que institui o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico, a ser celebrado anualmente em 17 de julho. A norma, originada do PL 5.543/2020, apresentado pelo deputado Dr. Frederico (Patriota-MG) e relatado no Senado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), médico de formação, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21/03/2024).

Segundo a nova legislação, o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico será uma ocasião para homenagear esses profissionais e promover campanhas de conscientização sobre medidas preventivas contra diversos tipos de câncer. A escolha da data, 17 de julho, coincide com o reconhecimento da especialidade da cirurgia oncológica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2017, exigindo uma especialização de três anos para os médicos-cirurgiões. O senador Dr. Hiran, ao apresentar seu parecer, citou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), prevendo mais de 73 mil casos de câncer de mama e cerca de 71 mil casos de câncer de próstata no Brasil até 2025. Ele destacou a importância da cirurgia, quimioterapia e radioterapia como pilares fundamentais no tratamento oncológico.

*Com informações da Agência Senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading