Produção de ovos e abate de bovinos atingem novos recordes na Bahia em 2023

Infográfico sobre produção de ovos e abate de bovinos na Bahia em 2023.
Resultados positivos e negativos marcam panorama da produção pecuária no estado baiano.

Em 2023, a Bahia registrou marcos significativos na produção pecuária, com destaque para a produção de ovos e o abate de bovinos, conforme apontam dados das Pesquisas Trimestrais da Produção Pecuária, do IBGE.

A produção de ovos de galinha na Bahia atingiu um novo recorde, crescendo pelo quarto ano consecutivo. O estado alcançou a marca de 82,404 milhões de dúzias, um aumento de 2,3% em relação a 2022. Esse resultado representa o maior quantitativo em 22 anos, desde o início da série histórica em 2001. A produção brasileira também registrou recorde em 2023, com 4,210 bilhões de dúzias.

Já o abate de bovinos no estado cresceu expressivamente em 2023, totalizando 1.218.363 animais, um aumento de 19,1% em comparação ao ano anterior. Esse número representa o maior resultado para a Bahia em oito anos, desde 2015. O crescimento foi impulsionado pelo segundo ano consecutivo de aumento nas exportações de carne bovina in natura e pela queda no preço médio da arroba.

Apesar desses avanços, outros segmentos apresentaram resultados negativos. O abate de frangos na Bahia registrou uma queda de 7,2%, enquanto o abate de suínos teve uma redução de 5,3% em relação aos recordes de 2022.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141680 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário