ALBA aprova projeto do deputado Adolfo Menezes e elege Ipirá como capital estadual do couro

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira (16/04/2024), o Projeto de Lei proposto pelo presidente da casa, deputado Adolfo Menezes, que confere ao município de Ipirá o título de “Capital Estadual da Produção Industrial e Artesanal de Calçados e Artefatos de Couro”. A iniciativa, votada por unanimidade dos parlamentares presentes em dois turnos, visa fortalecer e valorizar a produção local, além de estimular o desenvolvimento econômico e cultural da região.

Segundo o texto do projeto aprovado, cabe ao Poder Executivo a implementação de políticas e programas de incentivo à produção de couro em Ipirá, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento territorial. Além disso, o projeto institui o Festival do Couro, a ser realizado anualmente no mês de abril na cidade, com o objetivo de promover a visibilidade da produção local e valorizar a cadeia produtiva do couro. O Festival será acompanhado pela Exposição Estadual do Couro – EXPOCOURO, reforçando o potencial turístico e cultural do município.

O relator do Projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Euclides Fernandes (PT), destacou a relevância da proposição de Adolfo Menezes, ressaltando a existência de três curtumes de couro em funcionamento em Ipirá, que contribuem significativamente para a cadeia produtiva do couro artesanal e industrial. Fernandes salientou ainda que os Polos Industrial e Comercial geram cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos por meio das lojas de fábrica e artefatos de couro. No plenário, a relatoria do projeto foi conduzida pelo deputado Tiago Correia (PSDB).


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.