A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (16/04/2024) o Reajuste Tarifário Anual de 2024 da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Neoenergia Coelba. A distribuidora, que atende a 6,6 milhões de unidades consumidoras em todo o estado, terá novos índices que entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (22/4).
Conforme a tabela divulgada pela ANEEL, o efeito médio para o consumidor será de 1,62%. Esse índice varia de acordo com a classe de consumo e a tensão, com a média para consumidores residenciais (classe B1) ficando em 1,62%. Para consumidores em alta tensão, a média será de 1,28%, enquanto para baixa tensão, a média será de 1,53%.
Dentre os fatores que mais impactaram no reajuste, destacam-se os encargos setoriais e os custos com transporte e aquisição de energia elétrica. A revisão tarifária e o reajuste tarifário anual são processos comuns previstos nos contratos de concessão, sendo o primeiro mais complexo e o segundo mais simples. Enquanto na revisão são definidos custos eficientes de distribuição e metas de qualidade, no reajuste apenas é atualizada a parcela B pelo índice de inflação estabelecido no contrato, descontando o fator X.










Deixe um comentário