A Bahia enfrenta um aumento significativo nos casos de Dengue em 2024, com um crescimento de 667% em relação ao mesmo período do ano anterior. Até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue no estado, com o Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. No mesmo período de 2023, foram notificados 17.595 casos prováveis, totalizando 269 municípios em epidemia. A taxa de letalidade na Bahia é de 2,7%, menor que a média nacional, com 37 óbitos confirmados em diversas cidades.
Durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), realizada nesta segunda-feira (15/04/2024), o município de Vitória da Conquista foi destacado como o mais preocupante, liderando tanto em casos prováveis quanto em óbitos. O subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa, enfatizou a necessidade de uma resposta coordenada e integrada para combater a expansão da doença. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões em ações que incluem aquisição de veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias e treinamento para equipes assistenciais.
Apesar das medidas propostas, como a instalação de unidades de referência em municípios afetados, ainda não foram plenamente adotadas. A vacinação contra a Dengue está em andamento, com 110.448 doses já administradas das 170.469 recebidas, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




