Nesta sexta-feira (19/04/2024), o Ministério da Saúde confirmou um caso autóctone de cólera em Salvador. O paciente, um homem de 60 anos, contraiu a doença na própria cidade, conforme comunicado emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. O homem, que apresentou sintomas de desconforto abdominal e diarreia aquosa em março de 2024, tinha utilizado antibióticos duas semanas antes para tratar outra condição. Os exames laboratoriais revelaram a presença da bactéria Vibrio cholerae O1 Ogawa. O Ministério da Saúde ressalta que se trata de um caso isolado, não havendo registros adicionais após investigações epidemiológicas. O período de transmissão da cólera é de um a dez dias após a infecção, mas no Brasil, para fins de investigação, esse período é estendido para até 20 dias por precaução. O paciente não transmite mais a doença desde o dia 10 de abril.
Nos últimos anos, o Brasil registrou casos autóctones de cólera apenas em Pernambuco, nos anos de 2004 e 2005, com 21 e cinco casos confirmados, respectivamente. A partir de 2006, não houve casos autóctones, apenas importados de outros países, como Angola, República Dominicana, Moçambique e Índia. No contexto global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou casos ou surtos de cólera em 31 países entre janeiro e março de 2024, com a região africana sendo a mais afetada.
Diante desse cenário, o Ministério da Saúde enfatiza a importância da sensibilização dos profissionais de saúde em relação à situação epidemiológica da cólera, bem como à detecção de casos, investigação epidemiológica e adoção de medidas de prevenção e controle.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




