CNM revela dificuldades dos municípios em subsidiar transporte público

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que 53% dos municípios pesquisados enfrentam problemas para subsidiar o transporte público local, sendo que mais de 28 milhões de pessoas podem ser afetadas pela possível interrupção dos serviços.

De acordo com a pesquisa, 89% das cidades necessitam de uma política ou programa federal de transferência permanente de recursos subsidiários para custear a operação e manutenção do transporte público coletivo em funcionamento. O auxílio financeiro destinado à gratuidade do idoso, disponibilizado pelo governo federal em 2022, foi utilizado por 46,6% dos entes municipais para o reequilíbrio do contrato, solucionando parcial ou totalmente os problemas financeiros relacionados ao transporte público para 69,3% dos entrevistados.

A CNM destaca que as dificuldades enfrentadas pelo transporte público foram agravadas pela pandemia de Covid-19 e alerta para a falta de financiamento adequado e possíveis problemas associados ao modelo de remuneração baseado apenas na tarifa técnica, além da falta de investimentos em infraestrutura.

A pesquisa ouviu 3.476 municípios, dos quais 38,8% possuem transporte público coletivo e 52% são responsáveis por gerenciar o contrato do transporte público. Quanto ao tipo de contrato de delegação celebrado, 48,8% optam pelo modelo de concessão, enquanto 30,9% realizam a própria operação.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading