Na última terça-feira (16/04/2024), durante a reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Hassan (PP) fortaleceu a campanha pela duplicação da BR-116. Ele endossou a proposta de realizar uma audiência conjunta das comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho e de Agricultura e Política Rural na Embaixada do Canadá.
O objetivo é apresentar o descumprimento do contrato por parte da concessionária ViaBahia, que administra as BRs 324 e 116 na Bahia, e buscar apoio internacional para combater os desrespeitos e desmandos da empresa. Além disso, está prevista a participação em Brasília, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, de uma audiência pública proposta pelo deputado federal Jorge Solla, para exigir o cumprimento das obrigações assumidas pela ViaBahia no contrato de concessão.
O deputado Hassan explicou que a decisão de internacionalizar a luta contra a ViaBahia se deve ao fato de que a concessionária possui capital canadense. O Grupo Roadis, vinculado ao fundo de pensão canadense PSP Investments, detém todo o capital social da ViaBahia. Segundo Hassan, a situação precária das estradas é evidente, com acidentes frequentes causados pelas más condições da via, como buracos e falta de sinalização e iluminação adequadas. Ele mencionou um acidente recente, ocorrido na semana anterior, envolvendo cinco caminhões e resultando na morte de um dos motoristas.
O parlamentar ressaltou que há mais de um ano têm pressionado por melhorias na BR-116, especialmente no trecho entre a ponte do Rio Paraguaçu e a divisa com Minas Gerais, com foco na Serra do Mutum, que vai de Jaguaquara a Jequié. Apesar das constantes cobranças feitas à Polícia Federal, Ministério Público Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até o momento a resposta tem sido o silêncio e o desrespeito por parte da ViaBahia. Em vez de cumprir suas obrigações contratuais, como a manutenção adequada das rodovias e a duplicação da BR-116, a ViaBahia tem priorizado outras ações, como instalar mais de 150 câmeras com inteligência artificial nas rodovias para flagrar infrações de trânsito, negligenciando as condições precárias das BRs 324 e 116, que são as principais causas de acidentes na região.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




