A Justiça atendeu ao pedido conjunto do Ministério Público Estadual, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Receita e Polícia Federais, e Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública, determinando a alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais ligadas a um esquema de lavagem de dinheiro operado por uma organização criminosa atuante na região de Feira de Santana. Essa facção foi alvo da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023. Além das propriedades, também foi determinada a alienação de 245 semoventes. A avaliação dos bens será conduzida pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
O grupo criminoso está sob investigação por lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilícitas como jogos de aposta, agiotagem, extorsão, e receptação qualificada, principalmente em Feira de Santana e cidades adjacentes.
Na Operação El Patrón, foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, com o sequestro de propriedades urbanas e rurais, além da suspensão das atividades econômicas de seis empresas. Quinze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público como desdobramento dessa operação.
A sede da possível estrutura criminosa é a cidade de Feira de Santana e o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida (Binho Galinha, Patriota) é um dos principais investigados e processados pelo Sistema de Justiça no âmbito dos casos El Patron e Hybris .

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




