O Congresso Nacional aprovou uma emenda à lei 12.244/2010, que estabelece a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do Brasil, criando o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. O objetivo é expandir os espaços de democratização da informação, transformando as bibliotecas em centros de cultura e educação permanentes, além de promover o lazer e apoiar as comunidades locais.
A nova versão da lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (9). De acordo com a legislação atualizada, as bibliotecas escolares devem ser aprimoradas para funcionar não apenas como locais de armazenamento de livros, mas também como centros de ação cultural e educacional.
A lei estabelece a definição de um acervo mínimo de livros e materiais educacionais, bem como políticas de organização, funcionamento e preservação desses recursos. Além disso, visa integrar e articular a rede nacional de bibliotecas escolares por meio da internet e da criação de um cadastro no sistema de ensino. O objetivo final é garantir a universalização das bibliotecas em ambientes escolares de todo o país.
Para alcançar essa meta, as iniciativas serão financiadas e receberão assistência técnica da União, em colaboração com estados e municípios, conforme estabelecido para o orçamento destinado à Educação. A nova lei também prevê a possibilidade de acordos com entidades culturais para ampliação e atualização dos acervos, além de permitir que os profissionais vinculados às bibliotecas escolares atuem como agentes culturais na promoção do livro e da política de leitura nas escolas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




