O Pantanal, uma das maiores planícies alagáveis do mundo, enfrenta a possibilidade de uma seca histórica em 2024. Com o acumulado de chuvas abaixo do esperado para o período chuvoso, os níveis dos rios na Bacia do Rio Paraguai, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, continuam em declínio, conforme apontado pelo boletim de monitoramento hidrológico extraordinário divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e apresentado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Segundo o pesquisador em geociências Marcus Suassuna, o déficit de chuvas entre outubro e março atingiu 290 mm, e as previsões indicam dificuldade para a sua compensação nos próximos meses. Caso as chuvas permaneçam abaixo da média, o cenário poderá ser mais severo do que a seca extrema vivenciada em 2020, podendo se equiparar aos anos de 2021, 1971 e 1964 – os mais secos da história.
O baixo nível dos rios compromete não apenas o ecossistema do bioma, mas também aumenta os riscos de incêndios e gera prejuízos à população local. Além disso, a navegação na região, vital para a integração entre os países da América do Sul, está comprometida.
A atuação do Serviço Geológico do Brasil tem sido crucial, com alertas desde fevereiro para subsidiar ações que minimizem os impactos da seca. O monitoramento contínuo da situação é fundamental para entender a evolução do quadro e desenvolver estratégias adequadas de enfrentamento.
Para acessar os boletins de monitoramento hidrológico emitidos pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai, acesse o link disponibilizado pelo SGB.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




