Pesquisa Bahia Notícias/Séculus aponta liderança de José Ronaldo para prefeito de Feira de Santana nas Eleições 2024; Zé Neto pontua em segundo lugar

De acordo com levantamento da BN/Séculus, José Ronaldo lidera corrida eleitoral em Feira de Santana, seguido por Zé Neto.
De acordo com levantamento da BN/Séculus, José Ronaldo lidera corrida eleitoral em Feira de Santana, seguido por Zé Neto.

O cenário político em Feira de Santana, o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, está definido para as eleições deste ano, com dois nomes principais destacando-se na disputa pela prefeitura. José Ronaldo (União), ex-prefeito da cidade por quatro mandatos, e o deputado federal Zé Neto (PT) são os protagonistas desse embate eleitoral que promete movimentar o pleito de 2024 no estado.

De acordo com o levantamento realizado pela empresa Séculus Análise e Pesquisa, em parceria com o Bahia Notícias, José Ronaldo lidera a preferência do eleitorado feirense. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (29/04/2024), com registro BA-07731/2024, analisa o desempenho dos pré-candidatos em um cenário espontâneo, no qual os nomes não são apresentados pelos entrevistadores.

Nesse contexto, José Ronaldo alcança 32,36% das intenções de voto, seguido por Zé Neto, com 24,71%. Em terceiro lugar, está o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), com 6,75%. A pesquisa ainda registra Jhonatas Monteiro (2,93%), Karol Venas (0,13%) e Samaritano (0,13%). A parcela do eleitorado que não soube opinar ou não respondeu representa 26,88%, enquanto 6,11% indicaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados.

Porém, ao considerar o cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes de quatro candidatos, a liderança de José Ronaldo se destaca ainda mais. Com 43,95% das intenções de voto, ele mantém uma vantagem considerável sobre Zé Neto, que alcança 28,79%. Pablo Roberto aparece em terceiro lugar, com 8,79%, seguido por Jhonatas Monteiro, com 2,93%. Os eleitores que não souberam opinar ou não responderam totalizaram 6,62%, enquanto 8,92% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados.

Os dados da pesquisa BN/Séculus

Cenário Espontâneo

  • José Ronaldo: 32,36%
  • Zé Neto: 24,71%
  • Pablo Roberto: 6,75%
  • Jhonatas Monteiro: 2,93%
  • Karol Venas: 0,13%
  • Samaritano: 0,13%
  • Não sabe ou não opinou: 26,88%
  • Nenhum: 6,11%

Cenário Estimulado

  • José Ronaldo: 43,95%
  • Zé Neto: 28,79%
  • Pablo Roberto: 8,79%
  • Jhonatas Monteiro: 2,93%
  • Não sabe ou não opinou: 6,62%
  • Nenhum: 8,92%

Analise dos dados da pesquisa

Com base nos dados apresentados, José Ronaldo lidera tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado, indicando uma vantagem significativa sobre seu concorrente Zé Neto. No cenário espontâneo, José Ronaldo tem uma margem de 7,65 pontos percentuais sobre Zé Neto, enquanto no cenário estimulado essa margem aumenta para 15,16 pontos percentuais. Isso sugere uma forte preferência pelo ex-prefeito José Ronaldo entre os eleitores de Feira de Santana. Além disso, a proporção de indecisos ou pessoas que preferem não opinar é relativamente alta em ambos os cenários, indicando que ainda há espaço para mudanças nas intenções de voto até o dia da eleição.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10925 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário