O presidente Volodymyr Zelensky expressou profunda gratidão ao Senado dos Estados Unidos na quarta-feira (24/04/2024) pela aprovação de um pacote de assistência militar e econômica de US$ 61 bilhões destinado à Ucrânia. A medida, que agora aguarda a assinatura do presidente americano, Joe Biden, foi celebrada pelo líder ucraniano como um sinal de forte apoio internacional.
“Agradeço o líder da maioria, Chuck Schumer, e o líder do Partido Republicano, Mitch McConnell, pela forte liderança na promoção desta legislação bipartidária, assim como todos os senadores americanos de ambos os lados que votaram a favor”, expressou Zelensky em suas redes sociais após a aprovação do pacote de ajuda.
A ajuda militar e econômica dos EUA à Ucrânia reveste-se de grande importância diante do conflito em curso com a Rússia. Zelensky enfatizou que as armas e suprimentos militares são cruciais para restaurar a paz na região, destacando a necessidade de um apoio contínuo para enfrentar as pressões constantes vindas do leste.
O pacote de assistência aprovado pelo Senado americano, no valor total de US$ 95 bilhões, também inclui recursos destinados a outros países, como Israel, Taiwan, e assistência humanitária para regiões como a Faixa de Gaza, Sudão e Haiti. A ampla aprovação bipartidária reflete o compromisso dos Estados Unidos em apoiar a democracia e a liberdade em todo o mundo.
O presidente Biden elogiou a decisão do Congresso, enfatizando que os Estados Unidos estão firmemente ao lado da Ucrânia na defesa da democracia e contra a opressão. Ele declarou sua intenção de assinar o projeto de lei assim que chegar ao seu gabinete, garantindo que o país começará a enviar armas e equipamentos para a Ucrânia ainda nesta semana.
*Com informações da RFI.










Deixe um comentário