A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) concluiu, neste mês, em Canudos, na zona turística Caminhos do Sertão, a primeira etapa de um projeto inovador de capacitação voltado para o segmento de observação de aves. Na Câmara Municipal, gestores públicos, profissionais e empresários locais e de municípios adjacentes foram reunidos pela pasta, para serem atualizados sobre as características das atividades para a contemplação desses animais.
“Estamos satisfeitos em ver nossa região beneficiada com este esforço do Governo do Estado no turismo, crucial para a economia municipal, gerando expectativa de mais emprego e renda”, enfatizou o prefeito de Canudos, Jilson Cardoso.
“Este encontro contribui para fortalecer um nicho de mercado que está em ascensão na Bahia, com ações que organizam o setor turístico e são essenciais para o desenvolvimento dos destinos”, complementou o coordenador de Turismo de Glória, Eid Kentenich.
A parte prática da capacitação ocorreu na Estação Biológica de Canudos, uma reserva ambiental mantida pela Fundação Biodiversitas, dedicada à proteção da arara-azul-de-lear, espécie endêmica da Caatinga baiana e ameaçada de extinção. Os esforços de conservação resultaram em um aumento na população dessas aves, passando de 50 para mais de 2 mil indivíduos. No local, o grupo liderado pela Setur-BA teve a oportunidade de observar as araras em voo e capturar imagens.
“O turismo pode desempenhar um papel fundamental na conservação das aves, reduzindo os conflitos de território entre humanos e animais. Isso pode estimular investimentos em hotelaria e treinamento para atender turistas e pesquisadores. A proteção da biodiversidade deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o governo e a sociedade”, afirmou o professor universitário e pesquisador Eliseu Pinheiro da Cruz.
A arara-azul-de-lear foi escolhida pela Setur-BA como símbolo do turismo de observação de aves na Bahia. O órgão está finalizando o primeiro roteiro do segmento, com centenas de espécies catalogadas, incluindo oito endêmicas, que será lançado no Avistar Brasil, o maior evento do gênero na América Latina, programado para ocorrer de 17 a 19 de maio, em São Paulo.
“Para elaborar o roteiro, visitamos as zonas turísticas Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros e Caminhos do Sertão, que abrigam o maior número de espécies, especialmente as mais procuradas pelos observadores de aves. Capacitamos os profissionais do setor e ouvimos especialistas, visando oferecer aos visitantes experiências autênticas e serviços de qualidade”, relatou a superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




