Nesta quinta-feira (09/05/2024), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) revisou suas projeções de crescimento econômico para a região em 2024, indicando um aumento para uma média de 2,1%. Apesar do otimismo, o órgão da ONU ressalta os desafios que ainda persistem para alcançar um crescimento mais robusto e inclusivo.
De acordo com as novas estimativas, a América do Sul deve crescer 1,6%, a América Central e o México 2,7%, enquanto o Caribe (excluindo a Guiana) projeta um crescimento de 2,8%. O Brasil é esperado para crescer 2,3% neste período.
Entretanto, o ritmo de crescimento ainda é considerado lento, refletindo desafios estruturais enfrentados pela região nos últimos anos. A Cepal destaca a necessidade de um crescimento mais elevado, dinâmico e inclusivo, diante de um cenário internacional complexo marcado por crescimento econômico global abaixo das médias históricas e altos custos de financiamento para países emergentes.
Para impulsionar o crescimento, a Cepal enfatiza a importância de aumentar a produtividade e investir em capital físico e humano. Isso inclui a adoção de novas tecnologias, promoção de iniciativas empresariais, melhorias na infraestrutura e nos sistemas de saúde e educação, além de adaptar-se às mudanças trazidas pela digitalização e automação.
*Com informações da ONU News.











Deixe um comentário