Em meio aos debates do Fórum de Florestas das Nações Unidas, o Brasil reforçou sua proposta “Florestas Tropicais para Sempre”, visando criar um fundo financeiro para remunerar países que contribuem para a preservação florestal. Garo Batmanian, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, destacou o apoio crescente de diversas nações à iniciativa, com expectativa de lançamento na próxima COP30.
Segundo Batmanian, o fundo seria uma forma de reconhecer e premiar países que reduziram o desmatamento, oferecendo um pagamento fixo por hectare de floresta preservada. Esta abordagem representaria um avanço em relação às doações pontuais, focadas principalmente em emergências, ao promover investimentos contínuos na manutenção florestal e na bioeconomia.
O combate ao desmatamento no Brasil também foi destacado, com uma redução de 50% registrado no último ano na Amazônia. Batmanian ressaltou a importância de combater atividades ilegais e promover atividades produtivas sustentáveis, valorizando a biodiversidade e fomentando a bioeconomia. Ele enfatizou que tais iniciativas não apenas conservam a floresta, mas também geram emprego e renda para as comunidades locais, desmentindo a ideia de que a floresta “não tem valor”.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




