O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (26/04/2024), na cidade de Ibicoara (459 km de Salvador), os resultados alcançados durante a primeira jornada de mobilização e educação ambiental realizada pela Caravana Bahia Sem Fogo. Ao todo, 11 municípios da Chapada Diamantina e mais de 2,5 mil pessoas participaram das atividades voltadas à prevenção aos incêndios florestais e adoção de práticas sustentáveis.
Na oportunidade, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e as instituições que compõem a Caravana realizaram a entrega de 110 kits com equipamentos essenciais para atuação das brigadas voluntárias, contemplando itens de proteção individual e coletiva. Os brigadistas receberam cantil, bataclava, enxada, facão, luva, pá, mochila, abafador, apito, lanterna de cabeça, coturno, gandola, calça, máscara, foice, rastelo, bloqueador solar e soprador.
Durante a apresentação, a diretora-geral da Sema e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, ressaltou o número expressivo de moradores que participaram das ações propostas pela Caravana.
“Foi surpreendente a adesão e o engajamento das pessoas em todas as cidades em que a Caravana passou, com representatividade de vários segmentos sociais, muitos brigadistas, gestores públicos, educadores, agricultores e a comunidade em geral. A entrega dos equipamentos mostra o compromisso permanente do Governo em fortalecer este trabalho de referência realizado pelas brigadas voluntárias, na prevenção e combate aos incêndios florestais”.
A diretora complementou que a educação ambiental foi um dos pilares da Caravana.
“Foram visitadas 15 escolas, tanto municipais quanto estaduais, incentivando os estudantes a se tornarem protetores do meio ambiente. Além da distribuição de materiais socioeducativos, realizamos uma atividade em que as crianças e jovens receberam um crachá e o título de Agentes Ambientais Mirins, uma nova abordagem adotada pelo Programa Bahia Sem Fogo”.
O projeto iniciou no dia 11 de abril, em Andaraí, e durante 15 dias levou para os municípios atividades planejadas, a exemplo de rodas de conversas, sensibilização nas escolas e brigadas voluntárias, encontros nas prefeituras, sindicatos e demais entidades envolvidas.
“Esta nova fase do Programa Bahia Sem Fogo antecede o período de seca, que é o mais crítico, justamente por entender que era necessário promover estratégias eficazes de prevenção e fortalecer as parcerias entre os órgãos estaduais, as brigadas voluntárias, os municípios e a sociedade em geral. A Caravana Bahia Sem Fogo representa um passo significativo na luta contra os incêndios florestais, demonstrando que a educação e a prevenção são as chaves para um futuro mais verde”, disse a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




