Congressista alerta para possível abandono do dólar devido ao aumento da inflação

Thomas Massie alerta para a crescente insatisfação global com o dólar devido à desvalorização da moeda e sua contribuição para a inflação mundial.
Thomas Massie alerta para a crescente insatisfação global com o dólar devido à desvalorização da moeda e sua contribuição para a inflação mundial.

O congressista norte-americano Thomas Massie afirmou nesta segunda-feira (20/05/2024) que a crescente inflação e a desvalorização do dólar têm levado países a considerar o abandono da moeda estadunidense em suas transações internacionais. Em entrevista a Glenn Beck, Massie ressaltou que a desvalorização do dólar não apenas impacta os cidadãos dos Estados Unidos, mas também afeta a economia global, criando uma taxa indireta sobre os detentores de dólares ao redor do mundo.

Segundo Massie, “O mundo inteiro possui dólares, então quando desvalorizamos o dólar, não estamos apenas taxando nosso próprio povo, estamos taxando o mundo inteiro”. Ele alertou que a insatisfação global com a manipulação da moeda está crescendo e que países podem começar a adotar formas alternativas de dinheiro ou a manter diferentes ativos em seus fundos soberanos, o que reduziria a capacidade dos EUA de influenciar economicamente outras nações.

“Todo o mundo está ficando cansado de ser usado dessa maneira […] e quando eles começarem a usar formas alternativas de dinheiro para fazer suas transações, ou manter diferentes ativos em seus próprios fundos soberanos, então não seremos capazes de aplicar esse truque em ninguém, exceto nos cidadãos dos EUA”, observou o congressista.

Na semana passada, Massie apresentou projetos de lei para auditar e dissolver o Sistema de Reserva Federal (Fed), responsabilizando-o pela inflação ao desvalorizar o dólar e permitir políticas monetárias permissivas. A proposta de dissolução da Reserva Federal conta agora com o apoio de mais de 20 membros da Câmara dos Representantes.

A preocupação com a desvalorização do dólar e a busca por alternativas não é exclusiva dos Estados Unidos. Em dezembro passado, o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, afirmou que a Rússia e a China praticamente alcançaram a desdolarização completa de suas transações bilaterais, destacando um movimento crescente de diversificação econômica global para reduzir a dependência do dólar.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142757 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário