Na tarde desta terça-feira (14/05/2024), uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia colocou em debate o plano de investimento bilionário da Coelba para os próximos anos. Proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), a audiência discutiu a capacidade da empresa em executar o investimento de R$ 13,3 bilhões em um curto prazo, considerando que o contrato de concessão da companhia vence em 2027.
Durante a sessão, empresários, deputados, trabalhadores e lideranças sindicais expressaram suas preocupações e dúvidas sobre o plano de investimentos da Coelba. O deputado Robinson Almeida, que presidiu a audiência, destacou a importância de fiscalizar a execução do contrato de concessão da empresa e criticou o histórico de atrasos nos investimentos, que, segundo ele, prejudicaram o desenvolvimento do estado.
“Depois de 27 anos de concessão, no apagar das luzes do contrato, a Coelba anunciou investimentos vultosos para um pequeno tempo de execução. Os investimentos chegam atrasados e com muita dificuldade de serem efetivados”, avaliou o deputado Robinson Almeida, que é engenheiro eletricista.
Segundo Almeida, a Coelba se tornou a empresa campeã de reclamações no Procon devido à sua falta de compromisso ao longo dos 27 anos de concessão. O deputado questionou a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações na prestação do serviço de energia na Bahia e levantou a desconfiança dos deputados e da sociedade em relação ao plano de investimentos apresentado.
“Essa ausência de compromisso ao longo dos 27 anos de concessão, que prejudicou nosso estado, fez da Coelba a empresa campeã de reclamações no Procon. Não é a toa. É uma unanimidade, a Coelba Neoenergia não cumpre suas obrigações na prestação do serviço de energia no estado e é natural que haja desconfiança dos deputados e da sociedade baiana em relação a esse plano de investimentos apresentado pela empresa”, opinou o parlamentar.
O superintendente técnico da Coelba, Thiago Martins, apresentou detalhes do plano, que inclui a geração de 8.800 empregos com o investimento de R$ 6 bilhões para conectar um milhão de novos clientes à rede elétrica, além de melhorias na geração e transmissão de energia na capital e região metropolitana. No entanto, deputados como Raimundinho da Jr (PL) expressaram ceticismo em relação ao plano da companhia, citando problemas recorrentes de falta e queda de energia em suas regiões.
A audiência contou com a participação de diversos parlamentares, representantes do governo estadual, associações empresariais e sindicatos, evidenciando a relevância do tema para a sociedade baiana e a necessidade de um debate amplo e transparente sobre o futuro do fornecimento de energia no estado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




