Diante do cenário desafiador causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por grande parte da produção nacional de arroz, o Brasil se prepara para importar o grão a fim de evitar uma possível escalada nos preços. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a compra do produto já industrializado e empacotado no mercado internacional como medida preventiva para garantir o abastecimento e conter a especulação no mercado interno.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, explicou que as perdas na lavoura e nos armazéns, somadas às dificuldades logísticas de escoamento do produto devido às rodovias interditadas pelas chuvas, poderiam resultar em desabastecimento e aumento de preços. Para evitar essa situação, a Conab será autorizada a adquirir até 1 milhão de toneladas de arroz importado, inicialmente de países vizinhos do Mercosul.
Fávaro destacou que a medida visa a estabilizar os preços no mercado interno, garantindo o acesso dos consumidores ao produto essencial. Além disso, ressaltou que a revenda do arroz importado pela Conab será direcionada principalmente para pequenos mercados, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, para não interferir na relação dos produtores brasileiros com os atacadistas.
O anúncio da importação de arroz surge em meio a um contexto de preocupação com a situação dos produtores afetados pelas enchentes. O ministro informou que o governo está avaliando um pedido de prorrogação imediata, por 90 dias, de todos os débitos do setor agrícola, incluindo o pagamento de parcelas de empréstimos e operações financeiras de custeio e investimentos.
Essas medidas emergenciais visam a amparar os produtores atingidos pelas adversidades climáticas, garantindo a continuidade de suas atividades e mitigando os impactos econômicos da crise. O Brasil demonstra assim sua capacidade de agir proativamente diante de desafios que afetam o abastecimento e a economia do país.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




